Quantcast
Channel: Livros – Livros & Bolinhos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 211

Resenha: Entre O Agora E O Nunca

$
0
0

Entre O Agora E O Nunca
Entre O Agora E O Nunca
de J.A. Redmerski,
editora Suma de Letras.

EDITORA Suma de Letras

Camryn Bennett tem 20 anos e uma bagagem pesada. Seu pai saiu de casa, seu irmão mais velho está na prisão, a mãe vive trocando de “namorado” e seu namorado, Ian, morreu em um acidente de carro há um ano.

Pois é, as coisas estavam muito, muito ruins, mas prestes a melhorar. Isso porque o plano a curto prazo é dividir um apartamento com sua melhor amiga, Natalie… Mas ele também não sai do papel.

Sem perspectiva, em um emprego que não combina nada com ela e, agora, sem a melhor amiga, Camrym decide juntar suas coisas e comprar uma passagem para qualquer lugar dos Estados Unidos. O destino não importa, desde que ela esteja bem longe de sua própria vida.

E é dentro de um ônibus para Idaho que ela conhece o belo (e apenas alguns anos mais velho) e interessante Andrew Parrish. A aproximação acontece quase por acaso, quando ele tenta ajudá-la discretamente. Como Cam, Andrew está passando por um momento delicado e indo ao encontro do pai a centenas de milhas de distância dali.

Enquanto a viagem de Andrew não terá um final feliz, já que sei pai pode morrer a qualquer momento, o futuro de Cam ainda é um mistério – para nós e para ela mesma.

A partir desse encontro casual – destino, talvez? – a vida de ambos vai mudar ainda mais. Juntos vão enfrentar muitas coisas e partir em uma road trip absolutamente inesquecível (e recheada de músicas boas) em busca deles mesmos. Inicialmente amigos, a relação vai evoluindo aos poucos fazendo-os questionar tudo o que tinham como certo até então.

Delicado, comovente, envolvente, bem escrito, emocionante e inspirador, Entre O Agora E O Nunca não é apenas mais uma narrativa romântica, mas vai além – muito além. A história de Andrew e Cam é ricamente construída a partir das experiências que os dois compartilham, mas sem deixar de considerar tudo o que já viveram.

Contado a partir do ponto de vista dos dois, alternadamente, o livro nos aproxima daquela realidade e nos faz amar os protagonistas como amigos muito queridos. E, como toda boa história, nos leva a refletir sobre nossa própria vida – especialmente se você está na fase dos vinte e poucos anos.

Quem nunca questionou as escolhas que fez ou o motivo da vida estar em determinado ponto? Quem nunca errou e desejou desesperadamente poder fazer as coisas diferentes? Quem nunca quis jogar tudo pro alto e recomeçar? Quem nunca se perguntou “e agora”? Quem nunca se desesperou para depois descobrir que foi a decisão certa a se tomar? Eu já. Muitas vezes, o tempo todo. E aposto que você também.

Eu, você, Camryn e Andrew não somos muito diferentes. Alguns com mais ou menos dramas, mas temos os mesmo anseios, a mesma vontade de ter uma vida incrível, de fazer tudo valer a pena. A diferença é que enquanto uns se acomodam, nossos protagonistas decidiram não se conformar.

O caminho é um pouco sofrido, confuso, assustador, mas a recompensa pode ser incrível. Ninguém está livre dos sofrimentos, mas as alegrias e pequenas conquistas podem fazer tudo valer a pena.

O livro de J.A. Redmerski me ganhou por sua realidade, por ter essa coisa verdadeira e possível. Mas também pelos personagens extremamente cativantes, pela história interessante e, principalmente, pela sensibilidade ao tratar o relacionamento de jovens adultos.

Tem sexo? Tem. Ela descreve com detalhes? Sim. É pesado ou estilo Cinquenta Tons de Cinza? NÃO! Ainda bem! Meu grande problema com livros com apelo sexual sempre foi a maneira forçada como as coisas pareciam acontecer, mas aqui a coisa é simplesmente natural. E faz muito sentido dentro do contexto.

OK, assumo: o livro não é perfeito. Mas isso apenas porque o final, apesar de lindo e emocionante, acaba sendo corrido demais. Em um momento você está num dia e, em seguida, puf!, passam-se dois meses. Necessário? Sim, concordo. Mas poderia ter sido bem melhor trabalhado. E isso foi realmente a única coisa que me incomodou.

Acho que deu pra perceber que gostei DEMAIS do livro. E justamente por isso tenho uma dificuldade enorme de falar sobre ele. Mas se pudesse resumir em uma frase seria: LEIA IMEDIATAMENTE! E a coisa fica ainda melhor se pensarmos que tem continuação – The Edge Of Always, previsto para novembro. Mal posso esperar! :)

AH! E se você ficou curioso, clica aqui para ler o primeiro capítulo do livro!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 211