O Verão Que Mudou Minha Vida
de Jenny Han,
editora Galera Record.
“A cada verão até este, eu acreditava que as coisas seriam diferentes. A vida seria diferente. E naquele verão finalmente foi. Eu fiquei diferente“.
A maior parte das pessoas espera ansiosamente pelas férias. É a oportunidade perfeita para curtir, descansar, aproveitar cada minuto sem se preocupar com obrigações escolares, por exemplo. Mas para Belly as férias (de verão) são muito mais que isso.
Desde quando consegue se lembrar, sua vida é quase uma tortura durante a maior parte do ano, mas realmente acontece entre junho e agosto. Isso porque é durante as férias que ela, sua mãe e seu irmão, Steven, vão para a casa de praia de Susannah, a melhor amiga de sua mãe.
Lá, Belly é livre para curtir sua vida da melhor maneira que conhece: ao lado de Conrad e Jeremiah, filhos de Susannah. As coisas sempre pareciam melhores quando estava na praia com os meninos, comendo com as mães ou simplesmente nadando de noite. Mas talvez não seja assim dessa vez…
O clima está ligeiramente diferente em Cousins Beach. Perto de completar 16 anos, Belly não é mais uma menininha birrenta (quer dizer, mais ou menos) implorando pela atenção dos meninos. Mas assim como ela, Steven, Conrad, Jeremiah e até sua amada Susannah parecem estar mudando. De alguma forma parece que o encanto está prestes a se quebrar, mas ela se recusa a deixar tudo acabar sem tirar o máximo de proveito.
A história é leve, simples e meiga, tratando temas comuns a adolescência de forma agradável e realista. Belly sempre viveu um carrossel de emoções na presença dos meninos, mesmo sabendo que seu coração pertence a Conrad não deixou de considerar Jeremiah e até mesmo Cam, um rapaz que conhece em uma festa.
Acompanhar os desdobramentos dos relacionamentos amorosos é interessante, mas a história vai além e trata com delicadeza as questões de amizade, conquistas, perdas e expectativas – tudo pertinente a fase da vida da protagonista.
Narrado em primeira pessoa, não temos apenas acesso ao presente, mas muitos flashbacks de verões anteriores, o que nos permite entender muito bem a personalidade e motivações de todos os personagens.
Não tenho muito o que explicar, basicamente é a história de adolescentes se descobrindo em meio a um verão que pode ser o último como conhecem até aquele momento. Como disse, a trama é simples, mas consegue prender a atenção do leitor – especialmente aqueles que vivem essa fase ou, como eu, já passaram por ela.
Acredito que meu problema com o livro tenha sido a alta expectativa. Esperava algo um pouquinho mais profundo e marcante, mas aí percebi que minha faixa etária não é bem o público-alvo do livro. Gostei de acompanhar a história de Belly e companhia, me emocionei em alguns momentos – especialmente próximo ao final – e sorri muitas vezes. Ainda assim, não me senti profundamente tocada ou considerei a leitura marcante.
Gostei de ter tido a oportunidade de conhecer a história e estar em contato com os personagens, não me arrependo, principalmente por ter sido uma leitura rápida. Apesar de ter ficado satisfeita e de ter gostado da escrita de Jenny Han, não pretendo ler a continuação. Mas fica a dica, porque tenho certeza que muitos de vocês vão adorar! :)